Maestro - Manuel Rebelo
BIOGRAFIA
Manuel Rebelo iniciou os seus estudos musicais aos 7 anos, altura em que participou, pela primeira vez, numa produção musical da Fundação Calouste Gulbenkian, no coro de crianças da "Matthäus-Passion" de Johann Sebastian Bach sob orientação de Michel Corboz.
Em 2006, sob orientação da Prof. Rutre Dutra, finalizou os estudos no curso de canto da Escola de Música do Conservatório Nacional com a nota máxima.
É licenciado em direção coral e formação musical pela Escola Superior de Música de Lisboa.
Cantou como solista "Sea Symphony" de V. Williams numa produção conjunta com a Orquestra Sinfónica Portuguesa no Centro Cultural de Belém (2008); "Cantata para un silêncio" de Daniel Schevtz no Centro Cultural Olga Cadaval (2009); nas Temporadas da Fundação Calouste Gulbenkian em "Requiem de Fauré" sob direção de Jorge Matta e "Missa da Coroação" de W.A.Mozart sob direção de Rodrigo Queiroz (2009); "Five Mystical Songs" de V. Williams com o Coral Luísa Todi e a Orquestra da GNR sob direcção de Gisela Cerqueira (2009); "Requiem" de Maurice Duruflé para coro e órgão que simultaneamente dirigiu (2010); Concertos de Páscoa da Temporada Gulbenkian - 2010 sob direção de Guillaume Tournière.
No domínio da ópera integrou as produções da Fundação Gulbenkian com a Orquestra Gulbenkian o elenco de "Salomé" de Richard Strauss sob direção do Maestro Lawrence Foster (2006); interpretou "D. Quixote" em "Retábulo de Mestre Pedro de Miguel de Falla" sob direção de Joana Carneiro; "Collas" em "Bastien e Bastienne" de W. A. Mozart sob direcção de Jorge Matta (2012).
Participou nas produções do Teatro Nacional de S. Carlos dos quais se destacam "D. Carlo", "El Gato Montês" e, recentemente "Gioconda" onde cantou (Barnabotto and Kantor) com ELisabete Matos (Gioconda); com o qual colabora regularmente.
Desde 2000 que faz parte do coro Gulbenkian da Fundação Calouste Gulbenkian colaborando igualmente, com regularidade, como solista e desde 2002 que integra o grupo vocal Tetvocal.
Em 2009, dirigiu a orquestra de alunos da Escola Superior de Música de Lisboa em repertório para orquestra sinfónica e solistas, e o concerto de encerramento do Festival de Música da Cartuxa, com repertório polifônico para coro a cappella. Continua a desenvolver projetos na área da Direção, onde se destacam o coro emotionVoices, o coro da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e o coro da Procuradoria-Geral da República (PGR).
2012 foi o ano que marcou a estreia a solo com o álbum "Voices n'Drum", um trabalho inteiramente cantado, gravado e produzido por si, onde põe à prova a capacidade da voz humana.
Em 2013 fundou o "Emotion Arts - Culture Club" - um clube internacional com mais de 300 membros e 100 parcerias na área da promoção, divulgação e oferta de eventos culturais com o objectivo de facilitar o acesso do cidadão comum à cultura.
Colabora regularmente em projetos na área da canção ligeira, tendo gravado com Luís Represas, Sónia Tavares (The Gift), Fernando Ribeiro (Moonspell), João Gil, Nuno Guerreiro (cantor), Tó Cruz, Maria Ana Bobone, Yolanda Soares, entre outros artistas do cenário musical português.
Tem tido também uma assinalável atividade em outras áreas, como a composição musical. A polifonia e a escrita vocal ocupam especial relevo nesta área, bem como a música para teatro e/ou vários documentários institucionais. Destaca-se também o trabalho desenvolvido nos últimos anos como pedagogo de canto.
2010 - present
2010 - present